Conhecimento Cinematográfico
+2
miguel
Karina
6 participantes
Página 1 de 1
Conhecimento Cinematográfico
Quais são os filmes que se deve ver obrigatoriamente? E quais aqueles que deveriam passar ao lado, pois só nos fazem perder tempo?
Alguns exemplos:
Obrigatoriamente - Star Wars, 25th Hour, Black Hawk Down
Ñ Obrigatoriamente - Caçador de Sonhos, Catwoman, The Job
Deixem a vossa opinião...
Alguns exemplos:
Obrigatoriamente - Star Wars, 25th Hour, Black Hawk Down
Ñ Obrigatoriamente - Caçador de Sonhos, Catwoman, The Job
Deixem a vossa opinião...
Karina- Curioso
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/10/2007
Idade : 39
Localização : Barreiro
Re: Conhecimento Cinematográfico
isso seria uma lista imensa..e há que ter em conta também a época, década ou periodo em que cada filme foi realizado (os filmes representam preocupações ou situações sociais que devem ser enquadrados no seu tempo..)
por tal, num rápido percurso histórico e enquadrado numa evolução estética do cinema, obrigatórios seriam:
-a viagem à lua de méliès
-potemkin - Sergei Eisenstein
-gabiente dr.caligari - robert wiene
- ladrão de bicicletas - sicca
- os quatrocentos golpes- truffaut
-os 7 samurais- akira kurusawa
- citizen kane - orson welles
- sunset boulevard - billy wilder
- the maltese falcon - John Huston
- a diligencia - john ford
- taxi driver - martin scorsese
- easy rider - dennis hopper
- o padrinho - f.f.coppola
- tubarão - steven spielberg
- star wars - george lucas
- blue velvet - david lynch
-paris texas - Wim Wenders
-DOGMA 95 (filmes deste movimento como Os Idiotas - lars von trier)
- a vida é bela - benigni
- amélié - Jean-Pierre Jeunet
- tudo sobre a minha mãe - pedro almodovar
- amor cão - iñarrito
- cidade de deus - fernando meirelles
com certeza que esqueço-me de muitos.. e certamente com alguns voces nao concordem! logo existe cinema asiatico.. que nem referi, e cinema de muitas outras zonas e paises que tem importancia e influencia
por tal, num rápido percurso histórico e enquadrado numa evolução estética do cinema, obrigatórios seriam:
-a viagem à lua de méliès
-potemkin - Sergei Eisenstein
-gabiente dr.caligari - robert wiene
- ladrão de bicicletas - sicca
- os quatrocentos golpes- truffaut
-os 7 samurais- akira kurusawa
- citizen kane - orson welles
- sunset boulevard - billy wilder
- the maltese falcon - John Huston
- a diligencia - john ford
- taxi driver - martin scorsese
- easy rider - dennis hopper
- o padrinho - f.f.coppola
- tubarão - steven spielberg
- star wars - george lucas
- blue velvet - david lynch
-paris texas - Wim Wenders
-DOGMA 95 (filmes deste movimento como Os Idiotas - lars von trier)
- a vida é bela - benigni
- amélié - Jean-Pierre Jeunet
- tudo sobre a minha mãe - pedro almodovar
- amor cão - iñarrito
- cidade de deus - fernando meirelles
com certeza que esqueço-me de muitos.. e certamente com alguns voces nao concordem! logo existe cinema asiatico.. que nem referi, e cinema de muitas outras zonas e paises que tem importancia e influencia
Última edição por em Dom Nov 04, 2007 10:33 pm, editado 1 vez(es)
miguel- Amador
- Mensagens : 102
Data de inscrição : 10/10/2007
Idade : 40
Re: Conhecimento Cinematográfico
Os meus classicos:
1) Laranja Mecanica- Stanley Kubrick
2) Shinning -Stanley Kubrick
3) Blue Velvet- David Lynch
4)Solaris- A. Tartowvski
5) Amelie- Jean Pierre Jeunet
6) Dogville- Lars Von Trier
7) Kill Bill
The Fountain
9) Nosferatu
10) Un Chien Andalou
11) Godfather Saga
12) Dressed to kill
13) Apocallypse Now
14) Aurora do Murnau
And many others!!! Que acham da lista?
1) Laranja Mecanica- Stanley Kubrick
2) Shinning -Stanley Kubrick
3) Blue Velvet- David Lynch
4)Solaris- A. Tartowvski
5) Amelie- Jean Pierre Jeunet
6) Dogville- Lars Von Trier
7) Kill Bill
The Fountain
9) Nosferatu
10) Un Chien Andalou
11) Godfather Saga
12) Dressed to kill
13) Apocallypse Now
14) Aurora do Murnau
And many others!!! Que acham da lista?
kubrick- Curioso
- Mensagens : 25
Data de inscrição : 11/10/2007
Idade : 40
Localização : Gaia
Re: Conhecimento Cinematográfico
Vou dar notas aos teus KuBrick
1) Laranja Mecanica- Stanley Kubrick * 7/10
2) Shinning -Stanley Kubrick * 10/10 (Possivelmente, o melhor filme de Terror de sempre?)
3) Blue Velvet- David Lynch * 9/10
4)Solaris- A. Tartowvski * Nao vi
5) Amelie- Jean Pierre Jeunet * 8/10
6) Dogville- Lars Von Trier * No topo da minha lista para ver. Talvez veja este fim de semana
7) Kill Bill * Volume One: 10/10, Volume Two 8/10
Cool The Fountain * 7/10 (Uma das melhores fotografias da década)
9) Nosferatu * Nao Vi
10) Un Chien Andalou * Estou para ver futuramente
11) Godfather Saga * Part I 6/10, ainda não me mentalizei para ver as sequelas
12) Dressed to kill * Nao vi
13) Apocallypse Now * 8/10 (Só vi a versão Redux e é extremamente longa. Se vir a versão original, o mais provável é subir para um 9 ou 10)
14) Aurora do Murnau * Nao vi
No geral gostei da tua lista
Cá vão umas escolhas minhas:
. Double Indemnity (Billy Wilder, 1944)
. Rashômon (Akira Kurosawa, 1950)
. Bonnie and Clyde (Arthur Penn, 1967)
. Touch of Evil (Orson Welles, 1958)
. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)
E mais recentes:
. Lost in Translation (Sofia Coppola, 2003)
. Howl's Moving Castle (Hayao Miyazaki, 2004)
1) Laranja Mecanica- Stanley Kubrick * 7/10
2) Shinning -Stanley Kubrick * 10/10 (Possivelmente, o melhor filme de Terror de sempre?)
3) Blue Velvet- David Lynch * 9/10
4)Solaris- A. Tartowvski * Nao vi
5) Amelie- Jean Pierre Jeunet * 8/10
6) Dogville- Lars Von Trier * No topo da minha lista para ver. Talvez veja este fim de semana
7) Kill Bill * Volume One: 10/10, Volume Two 8/10
Cool The Fountain * 7/10 (Uma das melhores fotografias da década)
9) Nosferatu * Nao Vi
10) Un Chien Andalou * Estou para ver futuramente
11) Godfather Saga * Part I 6/10, ainda não me mentalizei para ver as sequelas
12) Dressed to kill * Nao vi
13) Apocallypse Now * 8/10 (Só vi a versão Redux e é extremamente longa. Se vir a versão original, o mais provável é subir para um 9 ou 10)
14) Aurora do Murnau * Nao vi
No geral gostei da tua lista
Cá vão umas escolhas minhas:
. Double Indemnity (Billy Wilder, 1944)
. Rashômon (Akira Kurosawa, 1950)
. Bonnie and Clyde (Arthur Penn, 1967)
. Touch of Evil (Orson Welles, 1958)
. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)
E mais recentes:
. Lost in Translation (Sofia Coppola, 2003)
. Howl's Moving Castle (Hayao Miyazaki, 2004)
NunoB.- Entusiasta
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 12/10/2007
Idade : 35
Localização : Lisbon, Portugal.
Re: Conhecimento Cinematográfico
Ate foste mt generoso na tua classificaçao! Quando vires o Dogville depois diz me alguma coisa Acho que ate vou criar um post com este filme para ver as opinioes sobre ele... na altura a critica foi um pouco dispar relativamente a este filme do lars von trier!
. Bonnie and Clyde (Arthur Penn, 1967)//// 8/10 grande filme... belos finais de anos 60 onde uma consciencia politica fazia com que os estudios criassem pequenas grandes perolas do cinema! Esta e uma delas!
. Touch of Evil (Orson Welles, 1958)*** 9/10 Orson Welles uma força do cinema!
. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)*** 7/10 Devo dizer que apesar de bom nota-se que os anos passaram por este filme nao acham??? O Ricardo ja me vai bater!!!
E mais recentes:
. Lost in Translation (Sofia Coppola, 2003) **** 9/10 O Silencio diz tudo!
Deixo mais da minha lista
Psico- Hitchcock *** 8/10
Tudo Sobre Minha Mãe - Almodovar 8/10
Tempestade de Gelo- Ang Lee 8/10
Mulholland Drive- Lynch 9/10
Labirinto do Fauno- Gillermo del Toro 7/10
The Hours- 8/10
Alien- 8/10
Quando me lembrar de mais ponho cá!
. Bonnie and Clyde (Arthur Penn, 1967)//// 8/10 grande filme... belos finais de anos 60 onde uma consciencia politica fazia com que os estudios criassem pequenas grandes perolas do cinema! Esta e uma delas!
. Touch of Evil (Orson Welles, 1958)*** 9/10 Orson Welles uma força do cinema!
. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)*** 7/10 Devo dizer que apesar de bom nota-se que os anos passaram por este filme nao acham??? O Ricardo ja me vai bater!!!
E mais recentes:
. Lost in Translation (Sofia Coppola, 2003) **** 9/10 O Silencio diz tudo!
Deixo mais da minha lista
Psico- Hitchcock *** 8/10
Tudo Sobre Minha Mãe - Almodovar 8/10
Tempestade de Gelo- Ang Lee 8/10
Mulholland Drive- Lynch 9/10
Labirinto do Fauno- Gillermo del Toro 7/10
The Hours- 8/10
Alien- 8/10
Quando me lembrar de mais ponho cá!
kubrick- Curioso
- Mensagens : 25
Data de inscrição : 11/10/2007
Idade : 40
Localização : Gaia
Re: Conhecimento Cinematográfico
kubrick escreveu:
. Taxi Driver (Martin Scorsese, 1976)*** 7/10 Devo dizer que apesar de bom nota-se que os anos passaram por este filme nao acham??? O Ricardo ja me vai bater!!!
E não é só o Ricardo! A partir de agora, já não tenho em consideração tudo o que disseres!!
I kid I Kid. Mas agora a sério. Discordo completamente contigo. Taxi Driver pra mim, é o melhor filme que alguma vez se fez. Mas não se pode agradar a gregos e troianos não é verdade?
kubrik escreveu:
Psico- Hitchcock *** 8/10
Tudo Sobre Minha Mãe - Almodovar 8/10
Tempestade de Gelo- Ang Lee 8/10
Mulholland Drive- Lynch 9/10
Labirinto do Fauno- Gillermo del Toro 7/10
The Hours- 8/10
Alien- 8/10
Psico - 9/10 (Vi-o há pouco tempo e gostei bastante)
Tudo Sobre a Minha Mãe - Não vi
Tempestade de Gelo - Não vi
Mulholland Dr. - 10/10 (Segundo melhor filme de sempre)
Labirinto do Fauno -10/10 (Se fizer um top 20/30/97579407 ele estará lá de certeza)
The Hours - 7/10 (Gostei da Kidman e da Streep. mmmmmmm ver se o revejo um dia destes, Lembro-me de ter gostado, acho eu:X)
Alien - 9/10 (Ver Labirinto do Fauno)
NunoB.- Entusiasta
- Mensagens : 56
Data de inscrição : 12/10/2007
Idade : 35
Localização : Lisbon, Portugal.
Filmes marcantes
Considerando um percurso estético e seguindo um pouco a lista do Miguel, acho que incluiria também o Goodfellas e/ou Mean Streets do Scorsese... isto porque me parece que inauguraram um outro caminho estético, a par do Padrinho... A essa lista eu juntaria também o Lost Highway do Lynch e o 2001-Odisseia no Espaço do Kubrick. O Clockwork Orange também me diz muito... é complicado fazer uma lista!!! lol
Ricardo Marques- Curioso
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/10/2007
Localização : Guarda, Aveiro, Lisboa
Scorsese... Taxi Driver... Antonio lol
pois é kubrick não é que discorde totalmente contigo quanto ao Taxi Driver... (surpreendido!?) É verdade que a estética do filme é marcadamente anos 70. Visualmente conseguimos situar o filme naquele período. Mesmo aquela Nova Iorque é exageradamente anos 70...mas mesmo assim, esquecendo esses aspectos, acho que o filme continua actual...é só actualizarmos visualmente o filme, dar-lhe um toque mais moderno e temos um filme para os nossos dias. Os problemas daquele momento continuam... acho que o filme continua bem actual devido ao ser humano que representa, não acham? Travis é um ser atormentado numa sociedade que não o compreende e que ele próprio tem dificuldades em aceitar. Concordo com o Nuno, é mesmo um daqueles filmes marcantes... talvez mesmo um dos melhores filmes que o cinema americano nos deu. Espero ter-te convencido kubrick! lol
Ricardo Marques- Curioso
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/10/2007
Localização : Guarda, Aveiro, Lisboa
Re: Conhecimento Cinematográfico
Outro excelente filme, uma preciosidade do cinema britânico dos anos 70... o fabuloso Don't Look Now, de Nicholas Roeg (1973). Fabuloso mesmo. conhecem? um Donald Sudherland no seu auge.
Ricardo Marques- Curioso
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 17/10/2007
Localização : Guarda, Aveiro, Lisboa
Re: Conhecimento Cinematográfico
Ok, estive ontem a ver o Inadaptado com Nicolas Cage... Uma Meryl Streep muito apagada. Que acham?
Karina- Curioso
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 11/10/2007
Idade : 39
Localização : Barreiro
Re: Conhecimento Cinematográfico
eu gosto muito do adaptation! muito mesmo!
mas talvez mais pelo argumento do que propiamente pela performance dos actores..! A meryl streep humm.. nao sei, nem bem nem mal. a propia personagem é um pouco tranquila nao?
mas talvez mais pelo argumento do que propiamente pela performance dos actores..! A meryl streep humm.. nao sei, nem bem nem mal. a propia personagem é um pouco tranquila nao?
miguel- Amador
- Mensagens : 102
Data de inscrição : 10/10/2007
Idade : 40
Re: Conhecimento Cinematográfico
Aqui vão os que me lembro e que aconselho vivamente, vai faltar algum concerteza (vou tentar não repetir alguns que já foram enunciados)
Herói- lindo
O fabuloso destino de amelie
Labirinto do fauno
blade runner
Ninguem sabe
Crianças Invisiveis
O tigre e Dragão
O Castelo Andante(animação )
A viagem de chiiro(animação)
Água
A minha vida sem mim
A esposa turca
Big Fish
Amor cão
Donnie darko
Seven
fargo....fico por aqui já está muito extensa
Herói- lindo
O fabuloso destino de amelie
Labirinto do fauno
blade runner
Ninguem sabe
Crianças Invisiveis
O tigre e Dragão
O Castelo Andante(animação )
A viagem de chiiro(animação)
Água
A minha vida sem mim
A esposa turca
Big Fish
Amor cão
Donnie darko
Seven
fargo....fico por aqui já está muito extensa
raquel- Curioso
- Mensagens : 15
Data de inscrição : 01/11/2007
Re: Conhecimento Cinematográfico
por ter revisto a pouco tempo e por novamente.. ou melhor... por me ter emocionado ainda mais com o filme, a ver obrigatoriamente: Dr. Strangelove (kubrick)
miguel- Amador
- Mensagens : 102
Data de inscrição : 10/10/2007
Idade : 40
Página 1 de 1
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos
|
|